quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Primeira Vara Cível do Fórum da Comarca de Justiça de Paragominas recebeu Projeto de Organização Arquivística.


O Programa de Gestão Documental foi implantado em 2010 pelo Administrador da Secretaria de Administração  do Tribunal de Justiça do Estado do Pará Antônio Brito, a ação faz parte da implementação  do projeto de   Organização arquivística nas comarcas do estado do Pará.

As Bibliotecárias Leiliane Rabelo, e Rosita Marques especialistas em arquivologia do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, estiveram no Município de Paragominas  para organizar o acervo arquivístico da 1ª Vara Cível da Comarca do Fórum de Justiça de Paragominas.

                                                                                Foto Adriani Pires

Os servidores  participam de treinamentos  sobre o funcionamento, e as formas adequadas de  organizar e a  preparação  do acervo para futuras avaliações, garantindo assim maior agilidade  no desarquivamento de processos.

O objetivo do Programa  de Gestão Documental é a organização dos dados de todos os processos. As caixas que armazenam os processos foram organizadas por ação, e por ano no setor de arquivo, assim facilita localizar cada processo quando necessário, desde a sua criação  até o destino final.   

Durante o período do andamento dos processos os mesmos  podem ser eliminados, ou de guarda permanente. Os serviços que foram desenvolvidos na sala do  arquivo da primeira vara cível da infância e juventude  teve a duração de aproximadamente 15 dias. 

Após a conclusão dos trabalhos do acervo da primeira vara cível, A previsão é que a segunda vara cível, e Terceira Vara criminal também recebam os serviços de organização dos seus arquivos é o que afirma as Bibliotecárias: Leiliane Rabelo, e Rosita Marques.

Ainda de acordo com as bibliotecárias,  a Comarca de Paragominas é pioneira no que se refere a organização do acervo arquivístico. O projeto piloto que foi realizado no município  visa também facilitar o trabalho no setor onde são arquivados os processos diversos. Outras comarcas do interior do estado também vão  receber os serviços do Programa  de Gestão Documental.

Em comemoração aos 20 anos de existência do Departamento de Documentação e Informação  Divisão  de Documentação e Arquivo, O Tribunal de Justiça do Estado do Pará produziu a cartilha Arquivando e Desarquivando contendo todas os técnicas que devem ser aplicadas nos setores de arquivos das Comarcas. 

Os servidores que atuam nas secretarias podem adquirir mais informações sobre a organização de arquivos  através do site www.tjpa.jus.br 

Texto: Adriane Pires